Uma consulta médica: passo-a-passo (parte 3)

No capítulo anterior…

O médico recebeu você com um sorriso lhe pediu uma porção de informações. Você fez o dever de casa e disse a ele tudo o que se passava, apresentou exames, falou sobre seus hábitos, sobre casos de diabetes e hipertensão na família… tudo como manda o figurino.

Concentrado no que você dizia, o doutor registrava tudo na sua ficha. Depois foi a vez de medir a pressão, realizar alguns exames e, finalmente, passar ao diagnóstico e à prescrição. A receita, muitas vezes, torna-se uma verdadeira vilã nesse processo. Escritas à mão (embora já se utilize com frequência o recurso de impressão) e numa caligrafia muitas vezes ilegível, as receitas se transformam em enigmas só decifrados pelos farmacêuticos.

Você ouviu o médico com atenção, mas, mesmo assim, em determinados momentos, não conseguiu entender perfeitamente uma ou outra instrução.

É a hora de fazer as perguntas que podem salvar a consulta.

Eis algumas delas:
 Como se fala/soletra o nome do medicamento indicado?
 Qual a dose diária correta a ser tomada?
 Quantas vezes ao dia devo usar cada dose?
 Por quanto tempo devo usar o medicamento?
 Como devo tomar ou usar? Antes, durante ou após as refeições?
 Em quanto tempo começa a ter resultados?
 Que efeitos colaterais /riscos podem trazer?
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2014, os erros de medicação de forma geral correspondiam a 30% dos erros em hospitais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais da metade dos pacientes que os utilizam o fazem incorretamente.

A maior parte desses erros é potencialmente evitável se algumas dessas perguntas (ou todas) forem feitas e respondidas de maneira a não restar nenhuma dúvida para o paciente, ou seja, você.

Não saia do consultório com dúvidas. Pergunte!

Todo tempo investido numa consulta nunca é demais se você puder sair dela consciente de tudo o que é necessário para o seu tratamento.

Deixe um comentário

Publicidade