Publicidade

Lugar de medicamento é na…

Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia de várias universidades brasileiras fizeram pesquisas a respeito do estoque domiciliar de medicamentos, ou seja, as famosas farmacinhas de casa.

Um dos dados relevantes dessas pesquisas mostra que, praticamente em todo o país, do norte ao sul, cerca de 50% das pessoas guardam os medicamentos de uso da família nas cozinhas das residências, em geral em armários e gavetas, muitas vezes ao alcance das mãos de crianças.

Por estar em contato com temperaturas mais altas, a cozinha não é o lugar ideal para o armazenamento de medicamentos. Muito menos o banheiro, por conta da umidade.

Tanto a umidade quanto o calor podem causar alterações na composição química dos medicamentos, diminuindo sua eficácia ou causando efeitos tóxicos, mesmo estando dentro do prazo de validade.

Alguns medicamentos, porém, precisam estar em lugares com temperaturas baixas, como a geladeira, por exemplo. O importante é ler a bula e providenciar sempre as melhores condições para a sua armazenagem.

Lembre-se: mantenha sua farmacinha num local seco e abrigado da luz direta.

Procure também conservar os medicamentos na embalagem original e não remova o rótulo das embalagens. Jamais reaproveite os frascos usados e observe sempre a data de validade!

Cuidar da farmacinha é cuidar do bem-estar da sua família!

Deixe um comentário

Publicidade